» Dicas de segurança
Dicas para os Compradores
Dicas para os vendedores
Verificação do preço

Antes de efetuar uma compra, analise atentamente vários ofertas, para ter uma ideia do preço médio de venda do equipamento que escolheu. Se o preço da oferta que mais lhe agrada for muito inferior ao de outras ofertas idênticas, desconfie. Uma diferença de preço significativa pode indicar defeitos ocultos no equipamento ou uma tentativa de cometer atos fraudulentos por parte do vendedor.

Não compre produtos cujo preço se afaste marcadamente do preço médio de produtos similares.

Não efetue pagamentos por conta nem adquira produtos pré-pagos duvidosos. Em caso de dúvida, não receie pedir esclarecimentos e fotografias e documentação adicionais do equipamento, verificar a autenticidade de documentos e fazer perguntas.

Verificação do vendedor

Se decidir comprar equipamento a baixo preço, certifique-se de que contacta com o verdadeiro vendedor. Obtenha todas as informações possíveis sobre o proprietário do equipamento. Uma das formas de enganar potenciais clientes consiste em apresentarem-se como uma empresa real. Caso tenha suspeitas, informe-nos sobre as mesmas, para que possamos proceder a controlos adicionais, através do formulário destinado a transmitir comentários e opiniões.

Pré-pagamentos duvidosos

É o tipo de fraude mais comum. Vendedores desonestos podem pedir um pagamento por conta ou sinal para assegurar a "reserva" do equipamento. Desta forma, os falsos vendedores podem conseguir um elevado montante e desaparecer, deixando de contactar os compradores e ficando incontactáveis.

As variantes desta fraude podem incluir:

  • A realização do pagamento por conta com cartão
    Não efetue qualquer pagamento por conta sem documentos que confirmem a transferência do dinheiro, caso tenha dúvidas sobre o vendedor.
  • A transferência do pagamento por conta para a conta do “administrador”
    Um pedido desta natureza deve alertá-lo, pois é muito provavelmente sinónimo de que está a negociar com um burlão.
  • A transferência do pagamento por conta para a conta de uma empresa com o mesmo nome
    Seja cauteloso, os burlões podem utilizar nomes de empresas muito conhecidas, aos quais introduzem alterações quase impercetíveis. Se tiver a menor dúvida quanto ao nome da empresa, não efetue qualquer transferência.
  • A substituição de dados na fatura de uma empresa real
    Antes de efetuar uma transferência, certifique-se de que os dados indicados estão corretos e que correspondem à empresa especificada.
Notificar uma infração
Phishing (apropriação abusiva de dados pessoais)

Os piratas informáticos podem criar Websites muito similares a Autoline para acederem aos seus dados confidenciais. Tenha sempre presente que a Autoline nunca envia cartas a solicitar dados confidenciais, nomes de utilizador ou palavras-passe, quer por e-mail, quer através do Website. Se receber uma carta dessa natureza, verifique o endereço do Website (e se a hiperligação o leva para uma página da Autoline).

Se tiver a menor dúvida:

  • Não siga as hiperligações e não introduza quaisquer dados, para não perder o controlo dos mesmos.
  • Não entre na sua conta através da hiperligação que recebeu por e-mail e utilizando o seu nome de utilizador e a sua palavra-passe. Se guarda palavras-passe no seu navegador e quando clica numa hiperligação que recebeu numa carta estes não ocupam automaticamente o formulário de início de sessão, tenha muito cuidado: está quase de certeza num site de phishing.
  • Utilize a hiperligação para ir para o site a partir dos marcadores ou introduza o termo "Autoline" no seu motor de busca - desta forma estará a proteger-se contra phishing.
  • Informe-nos.
Segurança da Conta

Esteja atento à segurança do seu perfil no portal. Utilize as seguintes dicas para evitar perder o acesso à sua conta:

  • O método de autenticação mais fácil, mais adequado e mais seguro para o utilizador é o OAuth. Este método permite-lhe entrar na sua conta através de perfis das redes sociais.
  • Não partilhe os seus nomes de utilizador e as suas palavras-passe com ninguém. Apenas o titular da conta os pode conhecer.
  • Não envie informações da sua conta em resposta a e-mails. A Autoline nunca lhe solicita que o faça.
Notificar uma infração